terça-feira, 11 de agosto de 2009

Modernidade

Vivemos no auge da globalização,industrialização e modernidade!!
Modernidade vamos explorar mais esse termo tão cobiçado e requisitado na sociedade atual.
Estamos num período em que os interesses individuais ultrapassam os coletivos, e isso é muito grave.
Enquanto uma meia dúzia de empresários multimilionários monopolizam o mercado consumidor, a grande massa vive num processo de alienação que parece não ter fim;em que ter e consumir é mais importante que ser ou que simplesmente reparar em quem esta ao lado.
As grandes metrópoles são conturbadas, cheias de trânsito, poluição e milhões de pessoas que andam pra lá e pra cá sem sequer olharem para o sol.
Todos estão preocupados em possuir objetos da moda ou chegar logo, pois estão sempre atrasados.
Assim os dias, semanas, meses e anos se passam e nada parece mudar; a política continua a ultrajar a sociedade, a educação cada dia sendo mais sucateada, a saúde publica:esta ótima; tem bons hospitais em bons bairros e assim vai...
Tudo esta maravilhoso e todos são felizes, as crianças vão para escola seus pais saem para trabalhar tranqüilos, de dois em dois anos as pessoas exercem seu papel de cidadão e viva o país do futebol!
Esse é o mundo moderno em que vivemos!!!
Posso ser um tanto pessimista ou que pior, realista, é preciso se rever os conceitos de modernidade, progresso e civilização; pois nesta em que vivemos esta ultrapassada e mata, mata a natureza, mata as pessoas, mata o planeta!!
Pense nisso...

11 comentários:

  1. Essa é a Géssica da crítica construtiva! Mas não será ela também a própria modernidade? rs

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da iniciativa Gé! não é preciso olhar muito profundamente nossa sociedade pra ver o quanto o seu texto faz sentido... haverá saída? acho que sou mais pessimista do que você quando penso nisso... =/ hehehe gostei muito do texto! quando fizer mais, me avise! ^^ beijoo!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que sempre haverá saída, quando assim o homem desejar!
    Posso imaginar que você seja mesmo mais pessimista,pois você deve ter uma visão mais ampla e mais conhecimento...mas tudo bem eu chego lá...rsrs
    bjao e obrigada Marcus.

    ResponderExcluir
  4. Querida, mais importante do que ser pessimista, realista ou otimista é a
    iniciativa de escrever!!!

    Parabéns! Continue,viu?

    ResponderExcluir
  5. Bom texto Gé! Infelizmente, realista! Te adicionei ao meu blog! Beijos querida!

    ResponderExcluir
  6. Bem vinda ao grupo dos futuros depressivos e estressados. Seria melhor saber menos, certamente seríamos mais felizes.

    BjinhoOosss,
    Carol

    ResponderExcluir
  7. Ainda que fosse mais feliz, prefiro saber de tudo!!!
    Mas se no futuro nos tornarmos pessoas depressivas já sabemos onde curá-la...
    em uma Mesa de Bar!!rsrs

    bjus Carol.

    ResponderExcluir
  8. Por isso que faço arte Gessica, para resgatar certos valores, sensações, belezas que há muito perdemos por causa desse mundo "moderno" e caótico em que vivemos.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. exatamente, precisamos rever esses conceitos falidos! demais seu texto. permita-me deixar um texto que poderia completar:
    O ciclo da alienação
    Esse sistema leva grupos à alienação. O conformismo está no limiar desta alienação. Essa perda de essência faz o homem ser quase um animal... Quase.
    A partir do momento que o homem toma consciência de si, por mais precária que seja essa compreensão, ele está aberto ao complexo mundo das intuições. É evidente que a linguagem, o conhecimento e a arte, levariam o homem a sensações mais profundas, proporcionando maior entendimento, mas aí já seria algo consciente, o contrário do “homem quase animal”. Aqui se encontra a chave:
    O homem, por mais precária que seja sua compreensão no universo, é revoltado, insatisfeito e indiferente. No fundo ele quer ser livre, sua inconsciência não permite, e trivialidades, banalidades ocupam o lugar da liberdade. Digamos banalidades míticas, capitalistas e impostas pela mídia. Este homem perdeu e não sabe. Está só, feliz e triste. Algumas ações comprovam isso. Pergunta-se a um “trabalhador”:
    - Moço, qual o momento mais feliz em seu trabalho, ele responde:
    - É a hora da saída, He, He, He.
    Ele ri!
    Pergunta-se a certo aluno:
    - O que você mais gosta aqui em sua escola? Ele responde:
    - É a piscina...
    Os políticos batem palma.
    Indo mais além se pergunta a uma mãe:
    - O que a senhora espera do futuro do seu filho? Ela responde:
    - Espero que ele trabalhe em uma boa firma, se aposente e se case com uma boa mulher.
    É mamãe, a senhora se esquece que essa “boa firma” nos faz retornar ao velho ciclo da alienação e tristeza inconsciente.

    a pergunta é: como resgatar esses valores perdidos em um mundo tão alienado? parece que o sistema trabalha a todo momento nesse sentido. é necessário um governo crítico filosófico e não ideológico e demagogo como o atual!

    ResponderExcluir
  10. uma pessoa comentou que é melhor saber menos, daí seriamos mais felizes, não concordo com essa visão. o que acontece é que o padrão do saber leva à um medo, sendo que na verdade deveria levar à um enfrentamento desse medo. o verdadeiro saber faz o homem transcender. o saber deve objetivar nossa evolução emocional.

    ResponderExcluir
  11. Realmente Géssica, como disse seu amigo ai em cima... saber da situação não é um fator determinante para ser feliz. Felicidade é um momento, buscá-la é pura perda de tempo na minha opinião, ela simplesmente surge e isso a faz mágica. É muito mais interessante seguir a vida com todos seu momentos de medo, nostalgia e de confusão, enfrentando cada situação em busca de um crescimento próprio. O resultado com certeza é positivo quando superamos nós mesmos!
    Adorei seu blog!
    Beijosss

    ResponderExcluir